PROGRAMA – UFPA multicampi

UFPA multicampi

A identidade multicampi da UFPA constitui uma de suas mais importantes conquistas. Estamos presentes em dezenas de municípios no interior do estado do Pará, a partir das ações dos campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí, que se projetam a muitas outras localidades em seus entornos. O impacto desse trabalho é extraordinário e contribui de modo decisivo para que a UFPA cumpra a sua missão, transformando a realidade social do estado. Nos últimos quatro anos, os campi passaram a contar com uma presença inédita da Administração Superior da UFPA, em diálogos permanentes com suas comunidades. Apesar das dificuldades econômicas, em todos os campi já instalados houve melhorias na infraestrutura física, com a conclusão de prédios novos, reformas, obras de urbanização e equipamentos. E trabalhamos intensamente para dar solução à construção das instalações definitivas dos campi de Ananindeua e Salinópolis. 

Melhoramos substancialmente a oferta de internet em todos os campi, o que teve enorme importância para o avanço da gestão e das atividades acadêmicas, solucionando um problema crônico que se arrastava há vários anos. Criamos o projeto Caravana Cultural da UFPA, no âmbito do Multicampi Artes, levando espetáculos, oficinas e cursos nas áreas de arte e cultura aos campi da UFPA e, de modo mais amplo, às populações dos municípios onde estão sediados. Apoiamos o fortalecimento em todos os campi dos serviços de apoio psicopedagógico, buscando constituir equipes com Assistente Social, Pedagoga(a) e Psicóloga(o).

Com o LABInfra, dezenas de laboratórios de ensino foram construídos nos campi. Diversos cursos de Mestrado e Doutorado foram ofertados na modalidade fora de sede para qualificar as(os) servidoras(es) dos campi e, em muitos casos, também a comunidade local (Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica, em Tucuruí; Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia, em Altamira; duas turmas de Mestrado e Doutorado em Geografia, em Altamira; Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia, em Soure; Mestrado em Educação e Cultura, em Breves; além de um Dinter em Educação, em Altamira). E conseguimos avançar com a abertura de novos programas de pós-graduação em Ananindeua (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais), Abaetetuba (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, Mestrado em Cidades, Territórios e Identidades) Bragança (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) e Castanhal (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia, Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, Mestrado e Doutorado em Reprodução Animal na Amazônia). Também interiorizamos políticas inovadoras de extensão, com o programa PROEXIA, que já conta com editais no Marajó (alcançando os campi de Soure e Breves) e, sendo lançado, Baixo Tocantins (alcançando os campi de Abaetetuba, Cametá e Tucuruí).

Cada campus da UFPA tem hoje todas as feições de uma Universidade, com atividades de qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão. Nosso compromisso é de trabalhar para fortalecer essa estrutura e estimular projetos inovadores, que potencializem o impacto de cada campus em sua área de abrangência. Assumimos, nessa direção, os seguintes compromissos: 

  • Avançar com o projeto multicampi, reafirmando em todos os espaços políticos e institucionais a sua importância para a identidade da UFPA.
  • Investir para conquistar novos avanços em infraestrutura física para os campi.
  • Trabalhar em todas as direções possíveis para viabilizar a construção dos campi de Ananindeua e Salinópolis e a institucionalização no MEC do Campus de Capanema. 
  • Desenvolver estratégias para criar novos programas de pós-graduação nos campi.
  • Fortalecer os polos e buscar alternativas para a oferta de novos cursos/turmas.
  • Fortalecer o Fórum de Dirigentes dos Campi do Interior.
  • Trabalhar pela criação de novas Universidades no estado do Pará, como desenvolvimento dos campi estruturados nas diferentes regiões do estado.
  • Avançar com a descentralização da gestão acadêmica, de modo a garantir maior autonomia aos campi e às suas subunidades.
  • Avançar com as políticas de assistência estudantil e inclusão social em todos os campi.
  • Concluir a implantação do SIPAC para viabilizar a completa tramitação eletrônica de processos, favorecendo o fluxo das demandas dos campi.
  • Investir na melhoria das bibliotecas dos campi.
  • Avançar na descentralização de ações administrativo-financeiras das Unidades Regionais dos campi.
  • Trabalhar para a criação de mais programas institucionais de fomento a ações de pesquisa, ensino e extensão para as Unidades Regionais dos campi. 
  • Criar novas oportunidades de qualificação para as(os) servidoras(es) das Unidades Regionais dos campi, inclusive com a oferta de novas turmas de Mestrado e Doutorado “fora de sede”, abrangendo também as comunidades locais.
  • Fortalecer as parcerias com instituições governamentais e movimentos sociais em cada campus, a fim de contribuir com as demandas e projetos de desenvolvimento social e econômico dos municípios sede e do entorno.