PROGRAMA – Gestão e desenvolvimento de pessoas

Gestão e desenvolvimento
de pessoas

A UFPA tem como seu maior patrimônio as(os) servidores, principais responsáveis por todas as realizações da nossa Universidade. A área de gestão de pessoas desempenha papel estratégico na formulação e execução de políticas que visam dotar a instituição de técnicas(os) e docentes qualificadas(os), estimuladas(os) e reconhecidas(os) por sua contribuição. Tem sido nosso compromisso e nossa prática, com esse entendimento, desenvolver uma política de valorização e reconhecimento das(os) servidoras(es), com a ampliação do investimento na capacitação e na qualificação, no oferecimento de condições adequadas para o desenvolvimento de seu trabalho e na defesa de seus direitos. 

Nos últimos quatro anos, acumulamos diversas conquistas na valorização e criação de oportunidades para o desenvolvimento das(os) servidoras(es) da UFPA. Aumentamos a oferta de formações no Mestrado e Doutorado por meio do PADT. Para vencer as limitações do menor número de cursos nos campi do interior, adotamos a estratégia de oferta de cursos “fora de sede” e possibilitamos que dezenas de servidoras(es) dos campi cursassem a pós-graduação em turmas dos cursos de Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica, em Tucuruí; Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia, em Altamira; duas turmas de Mestrado e Doutorado em Geografia, em Altamira; Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia, em Soure; Mestrado em Educação e Cultura, em Breves; Mestrado Profissional em Economia Aplicada no Setor Público, em Capanema; além de um Dinter em Educação, em Altamira. Em Belém, ofertamos turmas exclusivas aos servidores no Mestrado Profissional em Economia Aplicada no Setor Público (uma turma em 2019 e uma em 2020); uma turma de Mestrado em Administração, em 2020; e uma turma no Doutorado Profissional em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, em 2020.

Avançamos com as políticas de atenção à saúde para as(os) servidoras(es), descentralizamos para ofertar diretamente nos campi ações de assistência psicossocial, qualidade de vida no trabalho e vigilância em saúde. Trabalhamos intensamente para que fossem disponibilizadas oportunidades de saúde complementar a preços mais acessíveis, sem carência e com maior abrangência, o que possibilitou que centenas de servidoras(es) passassem a ter essa cobertura. 

Garantimos que as pró-reitorias de gestão (PROAD, PROGEP, PROPLAN) fossem integralmente geridas por servidoras(es) técnico-administrativas(os), e apoiamos o aproveitamento de todas as oportunidades de qualificação das equipes. Ouvimos as equipes permanentemente na tomada de decisões institucionais, valorizando suas competências e liderança nas áreas em que atuam.

Criamos o programa GestQuali, voltado a uma transformação do modelo de gestão de (sub)unidades acadêmicas, valorizando as competências de administradoras(es) e de docentes em cada área de atuação. O programa contribui para a compreensão das funções de cada categoria e a valorização de sua contribuição diferencial, promovendo uma cultura de respeito a todas(os).

Aprovamos no Conselho Universitário a política de enfrentamento da discriminação, assédios e outras formas de violência, instituindo como princípios o respeito à ética e à diversidade racial, étnica, cultural e biológica, o pluralismo de ideias e de pensamento e a defesa dos direitos humanos.

Passamos a contar com um programa institucional para apoiar a apresentação de trabalhos em eventos científicos nacionais por servidoras(es) técnico-administrativas(os) que estão cursando mestrado e doutorado: Programa de Apoio à Participação em Eventos Nacionais (PAPEN), gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP). 

Adequamos a estrutura organizacional da PROGEP, fazendo mudanças no seu regimento para adequá-lo à conjuntura. Buscamos tornar a atuação da PROGEP mais alinhada às necessidades institucionais para melhor atender às demandas dos servidores, tendo como principais ajustes a transformação da Coordenadoria de Capacitação em Diretoria; o serviço de atendimento ao Usuário em Coordenadoria; a criação da Coordenadoria de Planejamento da Força de Trabalho e ajustes nas competências das diversas subunidades da PROGEP.

Criamos o serviço de atendimento ao usuário a distância, através do SAGITTA, proporcionando maior conforto e comodidade ao servidor, possibilitando o atendimento de diversas demandas de forma remota. Desconcentramos o protocolo da PROGEP do protocolo geral, para dar mais agilidade na tramitação dos processos direcionados à Pró-Reitoria.

Estamos digitalizando todo o assentamento funcional dos servidores, para dar mais agilidade na concessão de benefícios e atendimento das demais demandas relacionadas aos direitos dos servidores.

Para avançarmos nas políticas institucionais de gestão e desenvolvimento de pessoal, propomos:

  • Fortalecer ainda mais na UFPA a cultura de respeito e valorização das(os) servidoras(es) técnico-administrativas(os), inclusive garantindo que as Pró-Reitorias de gestão (PROAD, PROGEP e PROPLAN) sejam dirigidas pelas(os) mesmas(os).
  • Defender a equidade das categorias nos processos de escolha dos dirigentes da Universidade.
  • Valorizar as(os) servidoras(es) da UFPA com políticas de qualificação e capacitação, em especial com o PADT e os Programas Fora de Sede para a oferta de vagas no mestrado e no doutorado, alcançando todos os campi. Intensificar a oferta de turmas exclusivas de mestrado e doutorado para servidores, a partir de ações da PROGEP.

  • Quando não for possível a alternativa presencial, empregar tecnologias de educação a distância para a oferta de cursos de capacitação a servidores nos campi.
  • Proporcionar às(aos) docentes oportunidades de formação pedagógica continuada.
  • Fortalecer as políticas institucionais de atenção à saúde das(os) servidoras(es).
  • Avançar com a descentralização da oferta de qualificação e capacitação, especialmente para torná-las acessíveis aos servidores dos campi do interior. Isso pode ser alcançado desenvolvendo eventos de capacitação nos vários campi e/ou utilizando tecnologias de educação a distância, assim como debatendo com as unidades as oportunidades de capacitação a serem promovidas às(aos) suas(seus) servidoras(es).
  • Avançar com a capacitação de servidoras(es) técnico-administrativas(os) para as funções de gestão administrativa nas (sub)unidades acadêmicas.
  • Avançar na capacitação de docentes que ocupam/ocuparão funções na gestão acadêmica e administrativa de (sub)unidades acadêmicas.
  • Promover eventos de formação/atualização pedagógica a docentes e técnicos.
  • Construir uma área de convivência para os servidores da UFPA.

  • Expandir os programas de atenção à saúde e qualidade de vida no trabalho para o servidor, descentralizando as ações para um melhor atendimento multicampi e provendo os meios para o desenvolvimento dos programas.
  • Executar ações voltadas à promoção do bom clima organizacional e combater o assédio e outras práticas que comprometem o ambiente de trabalho, fazendo valer o previsto na Resolução 815/2020, aprovada pelo CONSUN em março de 2020, que trata do enfrentamento da discriminação, assédios e outras formas de violência.
  • Apoiar a participação de servidoras(es) técnico-administrativas(os) em programas/eventos de capacitação externos, com a apresentação de trabalhos institucionais.
  • Oferecer às(aos) servidoras(es) técnico-administrativas(os) cursos de formação específica em gestão da educação superior, legislação, ciência e tecnologia.
  • Criar um programa interno na UFPA para a concessão de auxílio a servidoras(es) em pós-graduação sem bolsa de agência de fomento.

  • Defender em fóruns nacionais, junto a instâncias governamentais e no Congresso Nacional a adoção de políticas de valorização das(os) trabalhadoras(es) da educação, em particular das Universidades Federais.
  • Consolidar a implantação do processo eletrônico na UFPA.
  • Criar infraestrutura adequada no CAPACIT para oferta de eventos e cursos de capacitação a distância;
  • Atualizar o sistema de avaliação institucional das(os) servidores, vinculando-o ao planejamento da unidade.
  • Envolver as(os) servidores dos campi em comissões de assuntos relacionados à melhoria da gestão (processo eletrônico e melhoria de processos, entre outros).