Extensão
As atividades de extensão cumprem na UFPA funções fundamentais relacionadas à interação da instituição com a realidade social local, à transferência do saber aqui produzido à população que dele necessita e à integração da UFPA aos processos de enfrentamento dos grandes problemas sociais. Nos últimos quatro anos, avançamos com a política de extensão da UFPA acompanhando as diretrizes gerais do Plano Nacional de Extensão: impacto e transformação, interação dialógica, interdisciplinaridade e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Adotamos como estratégia central o diálogo direto e frequente com setores da sociedade envolvidos com o enfretamento dos grandes desafios para a cidadania plena na Amazônia. Foi assim que estabelecemos, em 2017, uma interação com o Movimento República de Emaús, dando origem, em 2018, ao primeiro edital do Programa de Extensão Inclusiva Avançada (PROEXIA – EMAÚS), por meio do qual passamos a apoiar programas e projetos de extensão que refletem as demandas da comunidade que recepciona os projetos.
A partir dessa experiência, realizamos audiências públicas em Breves e Soure, para dialogar com instituições locais, a partir do que geramos, em 2019, o primeiro edital do PROEXIA – Marajó, novamente refletindo as necessidades relatadas pela própria comunidade. Em 2020, igual procedimento foi adotado para a região do Tocantins, dando origem ao Edital do PROEXIA – Tocantins.
Para além da criação e desenvolvimento do PROEXIA, cultivamos diálogo intenso com movimentos sociais e organizações não governamentais, e diversos programas de apoio à extensão foram fortalecidos na UFPA, inclusive com o aumento de bolsas e apoios diversos às comunidades interna e externa. Em relação à compreensão de fundo sobre a extensão, aprovada pelo CNE, em dezembro de 2018, realizamos, durante os anos de 2019 e 2020 reuniões com as unidades dos distintos campi da UFPA, para dialogar acerca da efetiva incorporação da extensão como componente formativo regular nos PPC’s dos cursos de graduação. A extensão e o impacto social também passaram a figurar com maior destaque nos indicadores de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, aspectos bastante significativos no contexto de atuação dos PPGs da UFPA.
Fortalecemos o Fórum de Extensão da UFPA como um espaço acadêmico-político de gestão democrática e participativa, por meio do qual se amplia o diálogo com as(os) membras(os) da comunidade universitária, na busca do enriquecimento da política de extensão universitária. Também demos maior visibilidade à atividade de extensão na UFPA com a realização dos Seminários Integrados de Ensino, Pesquisa e Extensão. A fim de avançar com o processo de qualificação da atividade de extensão na UFPA e com o impacto social dessa atividade, propomos:
- Avançar com o Programa de Extensão Inclusiva Avançada, fortalecendo as ações já estabelecidas e abrindo novas frentes de trabalho, começando com o PROEXIA – Xingú e o PROEXIA-Salgado.
- Expandir os programas de apoio a projetos de extensão, entre outros, com o aumento do número de bolsas PIBEX.
- Estimular a integração da extensão à pesquisa e ao ensino.
- Aperfeiçoar o sistema de avaliação da extensão e apoiar a inclusão efetiva da extensão nos currículos regulares dos cursos de graduação, na perspectiva da consolidação da extensão enquanto componente formativo.
- Fortalecer os espaços de diálogo com a sociedade e governos, de modo a identificar demandas a serem incorporadas no planejamento da Universidade nas áreas de formação continuada, oferta de tecnologias, empreendedorismo e fomento da inovação e da economia criativa em todos os campi.
- Estimular a cooperação interinstitucional na extensão, ampliando o desenvolvimento de projetos colaborativos em rede.
- Fomentar a discussão e a expansão da extensão universitária e do impacto social no âmbito da pós-graduação como qualificadores do ensino e da pesquisa.