PROGRAMA – Ensino básico, técnico e tecnológico

Ensino básico,
técnico e tecnológico

A oferta de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) na UFPA propicia, entre outros, a formação profissional de jovens e adultas(os), a expansão da formação de crianças e jovens nos diversos níveis (da Educação Infantil ao Ensino Médio), assim como ambientes aplicados para a formação no nível superior e bases de pesquisa que permitem responder a necessidades específicas da sociedade. O investimento nessa estrutura pode indiscutivelmente potencializar as contribuições da instituição ao desenvolvimento social no estado. As atividades desenvolvidas no EBTT contribuem, portanto, para o cumprimento da missão institucional da UFPA e requerem um maior destaque nas políticas institucionais. Nossos compromissos com o conjunto das unidades que ofertam o EBTT incluem:

  • Defender nacionalmente a manutenção do vínculo das unidades de EBTT às Universidades Federais.
  • Criar na UFPA a Assessoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, vinculada diretamente à reitoria, com a atribuição de colaborar com a concepção e execução de políticas institucionais para o EBTT.
  • Conceber e aperfeiçoar programas acadêmicos para o desenvolvimento de projetos, programas e demais ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do EBTT.
  • Garantir políticas de desenvolvimento acadêmico da UFPA que contemplem não apenas a educação superior, mas, também, o EBTT.
  • Fortalecer as políticas de inclusão, garantindo condições adequadas para o trabalho com discentes com deficiência. 
  • Lutar pela criação de um programa de assistência estudantil para o EBTT.
  • Promover a integração de ações das Escolas de Teatro e Dança e de Música com o Educação Básica, a fim de estimular o interesse e habilidades para as Artes na formação de crianças e jovens.

A Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) tem ofertado educação básica com reconhecido padrão de qualidade e vem se constituindo como um ambiente para a pesquisa e a extensão que pode gerar metodologias, recursos e tecnologias educacionais relevantes para toda a rede pública de educação. Ao longo dos últimos quatro anos, garantimos à Escola de Aplicação da UFPA recursos para a infraestrutura física, possibilitando a recuperação de parte de suas instalações. Também melhoramos a assistência às(aos) discentes, por meio da destinação de recursos para a alimentação, em acréscimo à verba destinada à alimentação escolar. Apoiamos a qualificação de docentes e servidoras(es) técnico-administrativas(os). A fim de avançar com o desenvolvimento da EAUFPA, garantindo adequadas condições de funcionamento e com o estímulo às atividades de pesquisa e de extensão, propomos:

  • Investir na infraestrutura física da EAUFPA, na qualificação das(os) docentes do EBTT e no uso de novas tecnologias educacionais. 
  • Fortalecer os grupos de pesquisa da EAUFPA, com vistas ao incremento da produção científica e tecnológica na área de ensino para a educação básica.
  • Investir na qualificação e capacitação do corpo técnico e do corpo docente, visando avanços na qualidade do ensino oferecido na EAUFPA.
  • Apoiar iniciativas voltadas ao incremento da formação científica das(os) discentes da Escola de Aplicação, bem como que visem envolver as(os) discentes em projetos de pesquisa de docentes da UFPA em todos os níveis.
  • Apoiar projetos que visem qualificar o ambiente de formação na EAUFPA por meio de atividades científicas, artísticas, esportivas e culturais.
  • Criar o programa de Estágio Científico de Verão – EBTT, para propiciar às(aos) discentes da Escola de Aplicação a realização de treinamento em pesquisa em laboratórios da UFPA, nos períodos de recesso da Escola de Aplicação.

A Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) desenvolve, desde a sua origem em 1962, um trabalho de enorme reconhecimento por sua qualidade, com docentes e artistas muito talentosas(os) e projetos acadêmicos com resultados de grande impacto na formação de pessoas e na produção artística amazônica. Além do curso superior de Licenciatura Plena em Teatro, oferece cursos técnicos de Formação em Ator, Cenografia, Dança e Figurino. Com atividade de pesquisa já consolidada e participação no Programa de Pós-Graduação Artes da UFPA (mestrado e doutorado), o trabalho de docentes e técnicas(os) da ETDUFPA deve ser continuamente apoiado. Ao longo dos últimos quatro anos, oferecemos suporte institucional ao projeto Auto do Círio, que em 2019 completou vinte e cinco anos, garantindo condições para a sua realização com grande êxito. Reativamos o Multicampi Artes, com o projeto Caravana Cultural da UFPA, com oportunidades para que projetos da ETDUFPA circulem e interajam com artistas e produtores culturais de vários municípios no estado. Apoiamos a criação do novo Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica e a criação da Faculdade de Dança, como subunidade do Instituto de Ciências da Arte. Para avançar com o trabalho da ETDUFPA, propomos:

  • Apoiar projetos inovadores de avanço acadêmico da ETDUFPA.
  • Apoiar a criação, quando deliberado pela própria comunidade, da Escola de Teatro e Dança como unidade acadêmica independente, vinculada diretamente à Reitoria.
  • Incrementar a participação da ETDUFPA na Caravana Cultural da UFPA, nos campi da UFPA, para promover oficinas de produção artística e cultural, dialogar com as produções e produtores artísticos e culturais locais e contribuir para a formação de plateias nos municípios (ver o item sobre “Arte e Cultura” neste programa).
  • Incrementar a interação da comunidade do Campus do Guamá e da EAUFPA com as produções artísticas e culturais da ETDUFPA.
  • Investir na atualização da infraestrutura física e de equipamentos da ETDUFPA.
  • Apoiar a instalação e consolidação do novo Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica.
  • Discutir alternativas para participação de discentes de cursos técnicos, como bolsistas, em projetos de pesquisa e de extensão.
  • Apoiar a criação de novos cursos técnicos nas áreas de Dança, Teatro, Cenografia e Figurino.
  • Lutar pela ampliação do número de servidoras(es) docentes e técnico-administrativas(os) e de colaboradores na ETDUFPA.

A Escola de Música (EMUFPA) avançou, nos últimos anos, em sua organização administrativa e acadêmica, tornando-se uma unidade acadêmica autônoma e diretamente vinculada à Administração Superior da UFPA. Merece destaque, nesse processo, o trabalho de enorme talento dos Grupos Artísticos da EMUFPA; a melhoria na infraestrutura de equipamentos da Escola; a retomada da cooperação com a Universidade de Missouri; a criação, em 2017, do Festival Internacional de Música (ENIM); e a participação ativa de sua representação nos Conselhos Superiores da UFPA, contribuindo para que políticas ali definidas estivessem sintonizadas com a realizada no Ensino Técnico e Tecnológico; além da manutenção do Encontro de Arte de Belém (ENARTE). Para que este processo exitoso alcance novos resultados, propomos:

  • Apoiar o desenvolvimento acadêmico da EMUFPA, inclusive com vistas à oferta de cursos superiores e mestrado profissional em Música.
  • Fortalecer a cooperação internacional, inclusive com novas parcerias.
  • Promover a difusão do trabalho desenvolvido na EMUFPA nos vários campi da UFPA, em particular com a participação de seu pessoal no projeto Multicampi Artes.
  • Apoiar a realização anual do Encontro de Arte de Belém (ENARTE) e do Festival Internacional de Música (ENIM).
  • Apoiar o trabalho realizado pelos Grupos Artísticos da EMUFPA, incrementando a participação da EMUFPA na Caravana Cultural da UFPA, nos campi da UFPA, promovendo oficinas de música, dialogando com as produções e produtoras(es) artísticas(os) e musicais locais e contribuindo para a formação de plateias nos municípios.
  • Incrementar a interação da comunidade do Campus do Guamá e da EAUFPA com as produções artísticas e culturais da EMUFPA.
  • Investir na atualização da estrutura física, de equipamentos e administrativa da EMUFPA.