PROGRAMA – Bibliotecas

Bibliotecas

Para que tenhamos uma Universidade academicamente forte, devemos contar com bibliotecas de excelente qualidade, com conforto ambiental, acervo adequado, tecnologias modernas, serviços especializados de apoio aos usuários e serviços especialmente concebidos para o acolhimento dos discentes com deficiência. Precisamos de bibliotecas que sejam ambientes atrativos e acolhedores para a comunidade, com serviços que potencializem o acesso e o melhor aproveitamento das variadas fontes de informação. 

Nos últimos quatro anos, muitos avanços foram alcançados nessa direção, incluindo iniciativas para revitalizar a infraestrutura das bibliotecas da UFPA. Nos casos em que são necessárias novas edificações (construção de novas bibliotecas e novos ambientes), elaboramos projetos para a prospecção de oportunidades de financiamento, considerando as necessidades de todos os campi.

Na Biblioteca Central do Campus do Guamá, em Belém, revitalizamos os sistemas elétrico, de iluminação, de refrigeração e de serviço de Internet. Instalamos câmeras e sistema de segurança contra incêndio. Adquirimos mobiliário novo para servidoras(es) e usuárias(os), além de equipamentos tecnológicos para o atendimento a discentes com deficiência. Ainda quanto à acessibilidade, executamos adaptações físicas em todos os ambientes de atendimento e trânsito de discentes. E reabrimos a estação de pesquisa com vinte novos computadores. No futuro Campus de Ananindeua, já construímos, com recursos próprios, a futura biblioteca e auditório. 

Na gestão, aumentamos o quadro de pessoal bibliotecário, ampliamos o horário de atendimento na Biblioteca Central do Campus do Guamá (até 22h, de segunda a sexta; até 14h, aos sábados), implementamos visitas técnicas às bibliotecas do Sistema de Bibliotecas (SIBI/UFPA), efetivamos o Conselho de Bibliotecas da UFPA, realizamos o Fórum do SIBI/UFPA, e incentivamos a qualificação das(os) servidoras(es). Pelo trabalho realizado, passamos a integrar o Grupo de Trabalho do Portal de Periódicos da CAPES.

Incrementamos serviços de capacitação de usuários e criamos o serviço de atendimento por aplicativo de mensagem. Criamos o Sistema Gerador de Fichas Catalográficas (FICAT 2.0).

Fizemos diversas aquisições de obras e aumentamos consideravelmente o acervo de nossas bibliotecas. Na Biblioteca Central, o crescimento do acervo físico foi de 27%. No SIBI/UFPA, o crescimento chegou a 140%. O crescimento do acervo digital para o atendimento de toda a comunidade chegou a 152%.

Avançaremos, nos próximos anos, com a modernização, atualização e integração do Sistema de Bibliotecas da UFPA, com atenção para as bibliotecas de todos os campi. Propomos, nessa direção:

  • Ampliar, com equipamentos e adequações arquitetônicas, as condições de acessibilidade e usabilidade dos materiais informacionais por todos os públicos, em conformidade com a legislação, as normas técnicas e as diretrizes sobre inclusão na educação superior emanadas do Ministério da Educação.
  • Dotar a Biblioteca Central de autonomia na gestão de sistemas informacionais requeridos para o seu trabalho, garantindo, inclusive, a instalação de um Datacenter próprio.
  • Viabilizar a construção de espaço que comporte um auditório na Biblioteca Central.
  • Investir na automação de processos bibliotecários, em particular o de circulação do acervo, buscando facilitar o controle, o empréstimo e a devolução de itens bibliográficos.
  • Ampliar o serviço de assessoramento à comunidade acadêmica no tocante à elaboração de trabalhos científicos, sobretudo nos aspectos relacionados à normalização bibliográfica de monografias de final de curso e de artigos a serem submetidos a periódicos.
  • Fortalecer a função bibliotecária voltada à organização e disseminação do conhecimento científico produzido na UFPA materializada em projetos aderentes à filosofia do livre acesso ao conhecimento científico, como o repositório institucional.
  • Incentivar e apoiar a realização, em todos os campi, de treinamentos e outras iniciativas que busquem a promoção do uso das fontes de informação disponíveis para a comunidade acadêmica, como o Portal de Periódicos da CAPES.
  • Fortalecer o acervo do Sistema de Bibliotecas por meio da aquisição de materiais bibliográficos, tanto em formatos tradicionais, quanto em meios eletrônicos.
  • Apoiar fortemente a qualificação do corpo técnico do Sistema de Bibliotecas por meio de treinamentos técnicos e acadêmicos e da oferta de cursos de pós-graduação (lato e stricto sensu).
  • Avançar na interação e na cooperação entre o Sistema de Bibliotecas e a Faculdade de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, em benefício das duas unidades, das(os) usuárias(os) e do desenvolvimento institucional.