PROGRAMA – Assistência estudantil

Assistência estudantil

Um dos grandes desafios de uma Universidade como a UFPA, que trabalha continuamente pela inclusão, é construir programas eficientes voltados à permanência de discentes em vulnerabilidade socioeconômica. Por essa razão, a política de Assistência Estudantil da UFPA ganhou centralidade institucional e maior alcance de ações nos últimos quatro anos. Para começar, criamos a Superintendência de Assistência Estudantil – SAEST, vinculada diretamente ao Gabinete do Reitor, com o propósito de conceber e executar políticas na área. Destinamos à SAEST um espaço mais amplo e equipado para atender a comunidade, próxima às(aos) discentes, no Bloco C do Setor Básico do Campus do Guamá. 

Apesar dos cortes orçamentários, a UFPA elevou o investimento em Assistência Estudantil, possibilitando que muitas novas ações pudessem ser desenvolvidas e que outras já existentes ganhassem nova dimensão. As necessidades ainda são muito expressivas e não tem sido possível atender todas as demandas legítimas e que merecem a nossa atenção, em razão das restrições orçamentárias, mas podemos destacar muitos avanços significativos alcançados, junto a uma luta política permanente pelo aumento do orçamento para a Assistência Estudantil.

Dentre as várias realizações nos últimos quatro anos, construímos a Casa do Estudante do Campus de Cametá, concluímos a Casa do Estudante do Campus de Belém e a Casa do Estudante do Campus de Breves, reformamos e ampliamos a Casa do Estudante do Campus de Altamira. Duplicamos a área de alimentação do Restaurante Universitário do Setor Profissional no Campus do Guamá, reformamos a unidade do Setor Básico e aumentamos em 14% o número total de refeições no RU de Belém. Concluímos o espaço de alimentação do Campus de Castanhal e alocamos recursos do orçamento de 2020 para o início do programa de apoio à alimentação de discentes em vulnerabilidade. Criamos o programa de Auxílio Moradia para discentes indígenas, quilombolas, ribeirinhas(os) e extrativistas. Criamos o programa de Plantão Psicológico para discentes. Criamos e fortalecemos com novos profissionais serviços de apoio psicopedagógico em todos os campi. Ampliamos as concessões do Auxílio Permanência e aperfeiçoamos o programa. Apoiamos projetos de apoio acadêmico para discentes com trajetórias acadêmicas diferenciadas. Apoiamos com o Auxílio Emergencial discentes em condição de risco iminente de abandono dos cursos por atraso ou suspensão de bolsas de programas externos, em particular discentes indígenas, quilombolas e discentes das turmas do PRONERA. Criamos o Auxílio Estudante Estrangeiro para auxiliar estudantes estrangeiras(os) em vulnerabilidade socioeconômica. Da mesma forma, ampliamos a rede de auxílio às(aos) alunas(os) com deficiência, tanto com apoios financeiros como psicológico e pedagógico, por meio da atuação da equipe da Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess) da SAEST (ver item “Acessibilidade”, adiante). Para os próximos anos, assumimos o compromisso de trabalhar com as seguintes metas:

  • Defender em todos os espaços a necessidade de alocação de recursos e execução de programas que garantam as condições de permanência para todas(os) as(os) discentes em condição de vulnerabilidade socioeconômica.
  • Buscar recursos para avançar com os programas de alimentação e moradia estudantil em todos os campi.
  • Expandir o programa de auxílio permanência, assim como outros auxílios destinados à diversidade de discentes (inclusive, de cursos intervalares) em condições de vulnerabilidade socioeconômica.
  • Expandir as concessões do Auxílio Kit Acadêmico, para atender as(os) discentes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, na aquisição de materiais instrucionais e equipamentos para atividades práticas.
  • Completar as equipes de apoio psicopedagógico em todos os campi.
  • Instalar, em novo espaço, o Serviço de Plantão Psicológico.
  • Expandir programas específicos de auxílio moradia para discentes indígenas, quilombolas, ribeirinhas(os) e extrativistas em condição de vulnerabilidade socioeconômica.