Sistemas
de informação
Sistemas eficientes e adequadamente implantados de informação e comunicação constituem atualmente condição básica para o bom funcionamento de uma Universidade. O planejamento de curto, médio e longo prazos, e o investimento contínuo são requisitos para que a UFPA conte de fato com uma excelente retaguarda de sistemas de informação e comunicação.
Nos últimos quatro anos, a UFPA teve conquistas muito significativas nessa área, que merecem registro. Ampliamos a capacidade de tráfego de dados em nossa rede, em Belém e no interior. Mais do que duplicamos (em alguns casos, multiplicamos por vinte vezes) a capacidade de conexão em todos os campi do interior que tinham conexão inferior a 1 GPBS.
Ampliamos a rede de fibra ótica, ampliamos o número de pontos de conexão do sistema da UFPA, ampliamos a rede sem fio, assim como atualizamos a ampliamos o uso da tecnologia VoIP na UFPA.
Investimentos fortemente no parque de equipamentos dos nossos sistemas de informação. Ampliamos o parque computacional do Data Center, adquirimos rádios e controladoras para a rede sem fio, atualizamos o banco de baterias dos nobreaks do Data Center, adquirimos nobreaks e ativamos a sala de backup do Data Center e adquirimos firewalls para a proteção da rede.
Estendemos a rede sem fio institucional a todos os campi. Atualmente, todas(os) as(o)s docentes, discentes e técnicas(os) podem utilizar suas mesmas credenciais para acesso em qualquer campus, inclusive visitantes de outras instituições com a rede Eduroam.
Com um sistema de informação mais preparado, pudemos avançar com a incorporação da gestão de várias atividades ao nosso Sistema Integrado de Gestão (SIG). No SIGAA, incluímos os módulos lato sensu, residência em saúde, educação a distância, produção intelectual, pesquisa, avaliação institucional, extensão, diploma, programa de atualização pedagógica e relações internacionais. No SIPAC, implantamos os módulos de protocolo integrado, processo eletrônico nacional, contratos, projetos/convênios, atendimento de requisições, orçamento, catálogo de materiais, compras, licitação, registro de preços, almoxarifado, patrimônio e liquidação de despesas e bolsas.
A partir de um debate com a comunidade, aprovamos no CONSAD a adesão da UFPA à Plataforma G Suite for Education, que possibilita, como opção (não adesão obrigatória) o uso do endereço eletrônico da UFPA por meio da plataforma.
A fim de avançarmos com essas conquistas, propomos as seguintes medidas:
- Realizar novos investimentos em todos os campi visando a oferta de Internet cada vez mais eficiente e adequadamente dimensionada para atender às demandas acadêmicas e de gestão.
- Investir na manutenção e ampliação da infraestrutura de armazenamento de dados, para garantir mais segurança e desempenho aos sistemas e processos informáticos da instituição.
- Estreitar a relação entre a UFPA, a RNP e os grupos de P&D em tecnologia de informação da instituição.
- Avançar na incorporação de todas as rotinas de gestão administrativa e acadêmica ao SIG. Implantar os módulos ainda não incorporados.
- Concluir a implantação de todos os módulos do SIPAC e adotar a tramitação eletrônica plena de processos.
- Avançar com a descentralização da gestão acadêmica no SIGAA para as unidades e subunidades.
- Garantir a todas(os) as(os) membras(os) da UFPA nos campi o acesso à Internet sem fio, com estabilidade e qualidade do sinal.