Ensino de
pós-graduação
O sistema de pós-graduação da UFPA alcançou, nos últimos anos, um patamar de destaque e liderança inéditos. A instituição é, hoje, uma das dez no país com maior número de programas de pós-graduação. Avançamos com a interiorização da pós-graduação e chegamos à marca de 94 cursos de mestrado e 47 cursos de doutorado em 2020. Na última Avaliação Quadrienal da Capes, divulgada em 2017, a UFPA foi uma das poucas instituições brasileiras em que nenhum programa de pós-graduação teve a nota rebaixada, enquanto dezoito subiram de nota, com a expectativa de novos avanços para o período avaliativo vigente. Para isso, temos investido na ampliação do Programa de Acompanhamento da Pós-Graduação, sediamos vários Seminários Regionais da Capes sobre Avaliação da Pós-Graduação e realizamos a primeira edição do Seminário de Auto-Avaliação da Pós-Graduação da UFPA, com a presença de representantes da Capes e ampla participação das coordenações de PPGs.
Só entre 2017 e 2020, foram iniciados 28 novos cursos de mestrado e doutorado, resultado principalmente do trabalho dos grupos de pesquisa e de políticas institucionais que diferenciam a UFPA no cenário nacional. No mesmo período, aumentamos o número de auxílios para a cooperação internacional (PACI, de 36 para 40 auxílios), o número de bolsas de Iniciação Científica (de 1.166 para 1.611), o número de auxílios para o Estágio PIBIC de Verão (de 15 para 36) e o número de auxílios para publicações internacionais (de 264 para 326) entre outros investimentos importantes, em um momento em que muitas instituições reduziram os valores destinados à sua pós-graduação. Todas essas ações proporcionaram reconhecimento nacional e internacional da instituição e avançaremos com essa trajetória exitosa observando os seguintes compromissos:
- Expandir o programa de Acompanhamento da Pós-Graduação da UFPA, de modo a alcançar todos os cursos de mestrado e doutorado que podem usufruir da iniciativa.
- Ampliar o aporte de recursos para os programas de Apoio à Publicação Qualificada (PAPQ), de Apoio à Cooperação Internacional (PACI), de Apoio a Comparecimento a Eventos no Exterior (PIAPA), de Apoio à Realização de Eventos (PAEV) e Apoio ao Doutor Pesquisador (PRODOUTOR).
- Atuar junto a agências de fomento federais (CAPES e CNPq) e estadual (FAPESPA) com vistas à execução de uma política de bolsas compatíveis com a demanda do sistema de pós-graduação da UFPA.
- Apoiar os grupos de pesquisa em consolidação, especialmente nos campi do interior, em áreas nas quais a UFPA oferece graduação, mas ainda não conta com programas de pós-graduação, de modo que possam estruturar-se para vir a oferecer a pós-graduação stricto sensu, iniciando com o mestrado. Apoiar iniciativas com o propósito de garantir a infraestrutura requerida para a abertura dos cursos. Oferecer orientação e consultoria para que os grupos elaborem propostas de cursos novos de mestrado, em condições de obter aprovação para abertura.
- Criar novos editais do Programa de Apoio à Transferência de Conhecimento para a Sociedade (PATS), com o objetivo de apoiar iniciativas dos grupos de pesquisa que visem levar conhecimento científico de ponta a setores da sociedade que dele podem usufruir para o enfrentamento de problemas e para a geração de riqueza e renda. Além do resultado social, o PATS contribuirá para o incremento dos esforços de inovação e inserção social dos programas de pós-graduação, sintonizando-os com a agenda nacional na área de ciência e tecnologia. Contribuirá, também, para enriquecer o ambiente de formação das(os) pós-graduandas(os) e para oportunizar novas parcerias dos programas de pós-graduação.
- Apoiar iniciativas de captação de recursos para expandir a infraestrutura física, de equipamentos e de pessoal dos programas de pós-graduação.
- Apoiar a manutenção das páginas web trilíngues dos programas de pós-graduação, com todas as informações necessárias ao diálogo com a comunidade nacional e internacional.
- Favorecer a realização de eventos nacionais e internacionais sob a liderança dos programas de pós-graduação.
- Fomentar a realização de seminários integrados de auto-avaliação dos programas de pós-graduação, a fim de obter indicadores ainda mais refinados para o aperfeiçoamento da política institucional de pós-graduação.