Vitória expressiva de Emmanuel Tourinho e Gilmar Pereira da Silva na consulta para a Reitoria da UFPA

/ julho 2, 2020

Na última terça-feira, dia 30 de junho de 2020, a Chapa E+, formada pelos professores Emmanuel Zagury Tourinho e Gilmar Pereira da Silva, venceu, com margem expressiva, a Consulta à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA) para escolha do Reitor e Vice-Reitor para o quadriênio de 2020-2024, conforme dados oficiais divulgados na página da Comissão Organizadora da Consulta. A votação foi histórica, com a maior participação de votantes desde 1985, quando a universidade passou a realizar consulta à comunidade para escolha de seus dirigentes.

A chapa vencedora recebeu 16.963 votos absolutos, correspondentes a 92,7% dos votos válidos e 88,6% dos votos válidos ponderados (média do percentual entre as categorias). A vantagem foi significativa em todas as categorias, sendo: 87,3% de votos das(os) docentes (2.077), 83,8% das(os) técnico-administrativas(os) (1.417) e, a mais representativa, de 94,6% das(os) discentes (13.469).

Em comparação com o resultado da consulta em 2016, quando os professores foram eleitos para o primeiro mandato na Reitoria da UFPA, o avanço no apoio de todas as categorias foi notável. Em 2016, a Chapa recebeu 51,6% dos votos válidos, equivalente ao total de 7.266 votos absolutos da comunidade, sendo: 53% dos votos de docentes (1.035 votos), 45% de técnico-administrativas(os) (872 votos) e 52,5% de discentes (7.266 votos). Isso significa que a Chapa obteve, tanto no panorama geral quanto em todas as categorias, um aumento expressivo de apoio, alcançando, nesse pleito, mais do que o dobro do número total de votos e do número de votos de docentes, e quase o dobro do número de votos de técnico-administrativas(os) e discentes.

A votação também expressou a grande mobilização da comunidade acadêmica da UFPA para participar da consulta e, especialmente, das(os) apoiadoras(es) da Chapa E+. A candidatura dos professores Emmanuel e Gilmar, lançada no dia 4 de junho de 2020, contou com grande número de apoiadoras(es), com representatividade e liderança na Universidade. Dentre as manifestações de apoio, destaca-se o manifesto de apoio à candidatura de Emmanuel e Gilmar, assinado, no dia 12 de junho de 2020, por 70 dirigentes da instituição, sendo 45 diretores de Institutos, Núcleos e Unidades de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) sediados em Belém, além de 25 dirigentes de campi e diretores de Institutos e Núcleos sediados no interior.

Em Manifesto Conjunto de docentes, técnicas(os) e discentes, em apoio à Chapa E+, foram registradas 2.089 assinaturas até as 19h, no dia 26 de junho, dia do encerramento da campanha da Chapa, conforme normas da Consulta. Iniciativas semelhantes partiram de representações de técnico-administrativas(os), assim como dezenas de manifestos e notas de apoio foram publicadas por Centros Acadêmicos, representações e coletivos do movimento estudantil. Essa mobilização levou à votação recorde na UFPA, de 13.469 discentes em apoio à Chapa.

Recorde de participação

A partir dos dados divulgados pela Comissão Organizadora da Consulta no Boletim de Apuração também fica notória a grande participação da comunidade universitária, que bateu recorde em relação a eleições anteriores. A Consulta em 2020 registrou um aumento de 4.217 eleitores, em relação ao pleito de 2016. Das(os) 45.613 votantes aptas(os) a participar da Consulta, 18.423 se manifestaram via SIG-Eleição, sendo 18.307 votos válidos, já excluindo brancos e nulos.

A participação de discentes e docentes também aumentou em relação à última consulta. Ao todo, 14.305 alunas(os) e 2.406 professoras(es) votaram em 2020, enquanto em 2016, foram 10.255 e 1.980, respectivamente. Esses dados revelam o amplo alcance do processo virtual da Consulta e a vontade da comunidade de avançar com o programa de gestão proposto pela Chapa E+.

O resultado da Consulta demonstra ainda a determinação da comunidade universitária, mesmo em momentos de dificuldades frente ao contexto da pandemia, em defender o fortalecimento do projeto construído coletivamente, de uma UFPA Pública, Autônoma, de Excelência, Democrática, Plural, Diversa e Inclusiva.

Reitor eleito, reitor empossado

Respaldados e legitimados pelo voto expressivo da comunidade na Consulta prévia, os professores Emmanuel e Gilmar apresentarão seus nomes ao Conselho Universitário (CONSUN), até o dia 07 de julho de 2020, para escolha da lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC).

A reunião do CONSUN para definir os nomes para a lista tríplice de candidatos a Reitor e a Vice-Reitor ocorrerá no dia 14 de julho de 2020, com transmissão ao vivo pelo endereço aovivo.nitae.ufpa.br. Convidamos todas(os) as(os) apoiadoras(es) a acompanhar também esse processo, para que seja garantida a preferência manifestada na Consulta. Reitor eleito, reitor empossado!