Diretores de unidades da UFPA em Belém se juntam a dirigentes dos campi e de unidades do interior em apoio à pré-candidatura de Emmanuel e Gilmar
/fevereiro 10, 2020
Diretores(as) de unidades da UFPA sediadas em Belém lançam mais um manifesto em apoio à pré-candidatura dos professores Emmanuel Zagury Tourinho e Gilmar Pereira da Silva à Reitoria. Os(as) signatários(as) do documento juntam-se aos(às) dirigentes de campi e diretores de unidades do interior que já haviam declarado apoio à pré-candidatura por meio também de um manifesto.
Assinam o novo documento 69 dirigentes, sendo 44 diretores de institutos, núcleos e unidades de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) da UFPA em Belém, além dos 25 dirigentes de campi e diretores de institutos e núcleos do interior. O apoio se torna mais significativo quando se considera que todos os 18 diretores gerais e adjuntos dos nove núcleos da UFPA (em Belém e no interior) e todos os 6 diretores e adjuntos das 3 unidades do EBTT assinaram o manifesto. Além disso, 26 dos 30 diretores gerais e adjuntos dos 15 institutos da UFPA em Belém e no interior também declararam apoio à pré-candidatura (entre os que não assinaram o documento estão dirigentes que participam das comissões responsáveis por etapas do processo de escolha e que, por isso, não estão se manifestando sobre qualquer chapa).
No manifesto, os dirigentes destacam: “Esta é uma demonstração de apoio provinda de atores que vivenciam as atividades políticas internas e acadêmico-administrativas da UFPA e que, ao longo dos últimos anos, em um contexto de ameaças e agressões contra a Universidade Pública brasileira, atestam que Emmanuel e Gilmar conduziram com competência, ética e compromisso institucional a gestão da UFPA, garantindo ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, lutando incansavelmente pelo desenvolvimento de todas as Unidades Acadêmicas, tanto de Belém, quanto dos Campi do interior”.