Dirigentes de campi e diretores de unidades do interior lançam manifesto de apoio à candidatura de Emmanuel e Gilmar
/fevereiro 10, 2020
Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, dirigentes de campi e diretores de institutos e núcleos da Universidade Federal do Pará (UFPA) sediados nos campi do interior publicaram um manifesto de apoio à candidatura dos professores Emmanuel Zagury Tourinho e Gilmar Pereira da Silva para reeleição aos cargos de reitor e vice-reitor no período 2020-2024.
Dentre as (os) 27 coordenadoras(es) e vice-coordenadoras (es) de campi e diretoras (es) e vice-diretoras(es) de unidades nos campi, 24 assinam o documento (e uma está afastada do processo para compor a Comissão Eleitoral). Esses números são muito representativos do apoio da comunidade dos campi do interior à campanha da Chapa E+.
No manifesto, os dirigentes reconhecem as significativas realizações da gestão dos professores Emmanuel e Gilmar desde 2016: “Ao longo dos últimos anos, em um contexto de ameaças e agressões contra a Universidade Pública brasileira, Emmanuel e Gilmar conduziram com competência, ética e compromisso institucional a gestão da UFPA, garantindo as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão e lutando incansavelmente pelo desenvolvimento de todas as subunidades acadêmicas, incluindo as localizadas nos campi do interior”.
O documento também destaca o apoio ao projeto de Universidade proposto e defendido pela Chapa E+, “em defesa da autonomia e da liberdade de cátedra, para que sejam preservados todos os direitos conquistados por trabalhadores(as) da educação e pela garantia aos/às estudantes de acesso e permanência na educação superior, pois, sem isso, não haverá o pleno exercício da democracia”.